Slow Sax Instrumental - Kenny G

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PROJETO “VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: A ESCOLA FRENTE OS DESAFIOS DA FALA VERSUS ESCRITA NA CONTEMPORANEIDADE”

Estagiária:Ana Paula Souza Sampaio

Cursa Letras, VIII semestre, turno noturno, na UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

Ano-2012

O projeto “Variação linguística: A escola frente os desafios da fala versus escrita na contemporaneidade”, coordenado e orientado por Márcia Couto Auad, professora da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), campus de Jequié-BA, tem como principal objetivo; Esclarecer para os alunos e alunas sobre a existência de diferentes tipos de linguagens (orais e escritos), principalmente a linguagem digital, sem deixar de destacar a importância usual e funcional da língua padrão.

Este projeto está sendo aplicado no CPM (Colégio da Policia Militar da Bahia), localizado na Av. Governador Lomanto Junior, S/N, Joaquim Romão, Jequié-BA, com os alunos do 1°ano, do ensino médio, turno matutino, com uma carga horária de 06 (seis) horas aula, no período da III unidade do ano em curso.

Neste projeto serão utilizados diversos textos, como: textos jornalísticos, textos retirados na internet das páginas de relacionamentos (Orkut, facebook, msn..), trechos retirados do livro sociolinguista A língua de Eulália do autor Marcos Bagno, além de outros textos retirados dos livros didáticos. Em relação à oralidade, serão trabalhados trechos de gravações de conversas informais e formais, além da nossa própria fala na sala de aula, com intuito de marcar as principais diferenças entre a língua padrão e a língua materna.

Na culminância do projeto e como resultado final de aprendizagem os alunos: confeccionarão e publicarão um mural com diversos textos de sua própria autoria.

Espera-se com este projeto, que o processo de ensino aprendizado seja alcançado de forma ímpar por ambas as partes e que o entendimento sobre as variedades da nossa língua, que se transforma de um modo irrefreável, seja respeitado, já que a língua, assim como todo o ser humano que vive constantes mudanças através do tempo.

Turma 1ºA matutino O “Primeirúnico”

Textos perfis: Autoria dos alunos:

Por Daniele Santos Almeida

My name is Dani.

Sou morena, cravo e canela igualzinha a Gabriela.

Sou natural de Salvador, mas moro em Jequié. Sou bonita e charmosa, gosto de comer, dormir e ficar na net.

Dizem que sou chata, mas “Lari” disse que não.

Gosto de um carinha aí e sou flamenguista.

Assim sou eu:

Quero viajar pelo mundo e conhecer gente bonita.

Essa sou eu!


Por Brenno Lavigne Diniz

Meu ser é meu ser, sendo um ser é profundo, imutável, irreparável, arrasador, definitivo, um ser.

Minha existência orienta-se pela razão, emoção, intuição, certeza e, sobretudo ação. Espero que eu seja baseado em 1% de inspiração e 99% de transpiração.

Viajo no mundo das minhas ideias, sou figura famosa, às vezes minha mente vaga em dimensões estranhas e fico sem pensar em nada.

Às vezes odeio isso, às vezes gosto, mais odeio do que gosto.

Os números, para mim, são como alicerces principais de uma construção, solidificam minha mente. Enfim, sou eu.

Por Ana Caroline O.S. de Lima

Eu sou...

É difícil falar de mim, mas vamos lá.

Meu nome é Ana Caroline, gosto de brincar com meus amigos, gosto de respeitar as outras pessoas, pois sei que assim posso fazer a diferença, onde quer que eu vá, vou ser respeitada dessa maneira.

Tenho algumas dificuldades como todo mundo tem, gosto de ter amigos, porém amigos sinceros e verdadeiros, por isso não tenho muitos.

Tem uma coisa em mim que me incomoda: falo muito. Deveria falar menos. Este é meu maior erro ou defeito.

Gosto de cozinhar. Faço várias coisas na cozinha, sou bastante dinâmica e um pouquinho irônica, mas nem todos gostam do meu jeito, porém não pretendo mudar, pois tenho um ponto crítico muito forte e espero que seja uma qualidade.

Gostou de mim?

Por Érica Silva

Eu sou Érica Silva, 14 anos, (divina como sempre, né?), quer dizer uma adolescente em ‘crise”. Quem nunca passou por essa fase? Acho que todo mundo!

Quer gritar, mas não pode, quer chorar, mas segura para ao menos fingir que é forte. Se quer teimosia fale comigo, completamente louca. Gosto de curtir a vida intensamente, apesar de ter uma baixa auto estima.

Mas em algumas coisas me admiro: quando gosto de alguém, gosto de verdade. Sou companheira, conselheira e amiga.

É essa sou eu.

Por Fernanda da Hora

Sou do jeito que sou,

E não mudaria por ninguém.

Meio paulista,

Meio baiana,

Louca, apaixonada.

Tem quem diga que sou metida,

Mas acima de tudo eu sou feliz.

Tenho os meus defeitos:

Não sou a mais bonita,

Nem a mais simpática.

Tenho minhas crises e meus problemas,

Tenho orgulho de quem sou.

Por Juliana Laila

Chamo-me Laila, na verdade eu não me chamo, quem me chama são as outras pessoas: não só de Laila, mas também de amiga, minha linda, ei flor, meu amor.

Uma das piores formas de me chamarem é de “fia”ou menina.

Minha mãe me chama de duas formas diferentes, depende da situação.

E assim, com esse monte de nome sou eu, uma só.

Eu sou assim, por que escolhi viver a vida feliz. Ser várias e uma só.

Por Lorena Duarte B. Lima

Eu sou Lorena Duarte, uma adolescente em busca de sua identidade.

Tenho personalidade forte e opinião própria, não sou influenciável e não gosto de pessoas falsas. Sou divertida, resenhista, e uma boa amiga para quem merece, mas quer dois conselhos?

1. Nunca ache que sabe tudo sobre mim, posso te surpreender...

2. Não pise nos meus calos, pois como tudo nessa vida tenho o meu lado ruim.

Por Camila Lima

Sou quieta, alegre,

Às vezes fico estressada, às vezes sou coração;

Às vezes razão, gosto de ouvir e falar.

Sou humana.

Às vezes vergonha,

Às vezes sincera;

Às vezes carinhosa;

Às vezes desinibida;

Às vezes me sinto uma deusa, às vezes me sinto como um grão de areia. Sou criança e adolescente, madura e infantil.

Não sou perfeita, porém tenho um bom coração.

Sou quem sou e gosto de ser assim. Muitos me odeiam, porém muitos gostam de mim. Muito prazer, sou Camila Lima.

Por Gabriel Costa

Eu sou Gabriel, mas me chamam de “Costinha”, sou brincalhão, estudioso, bobo, sou feliz como sou. Não ligo para que os outros falam. Sou feliz, afinal cada qual cuida do seu nariz.

Sou meio palhaço, mas sei ser sério quando preciso. Sei ser conselheiro, amoroso, atencioso e carinhoso, mas com quem merece; também sou meio incompreensível às vezes. Mudo por quem acho que devo ser legal, mas os outros, que falam mal de mim, não ligo.

Esse sou eu!

Por Luara Neves

Sou Luara, gosto de muita coisa e às vezes não gosto de nada. Sou muito imprevisível e adoro mudanças. Sou muito impulsiva. Sou muito de ”momento” .

Sou assim, bem desse jeito, não ligo se agrado. Apenas sou e ponto.

Por Mateus Ribeiro Campos

Meu nome é Mateus Ribeiro Campos, mas gosto de ser chamado de “Mangueira” ou “Pirata” por motivos pessoais. Sou moreno, magro, alto (1,84m), peso ( não será revelado), sou solteiro e acima de tudo, sou palmeirense de coração e falando nisso: PALMEIRAS CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL!

Por Uiliam Neves Santana Oliveira

Meu nome é Uiliam Neves, sou alto, cabelos curtos e castanhos escuros, olhos castanhos claros (deveriam ser verdes por causa do meu pai, mas a genética da minha mãe foi mais forte e saíram assim).

Particularmente, eu me acho super gente boa, não sei destratar os outros, gostaria que me tratassem da mesma forma que eu os trato, mas não é dessa forma que ocorre, mas tudo bem...

Ainda bem que não são todas as pessoas que são falsas. Também odeio falsidade, podem me chamar de qualquer coisa, me atribuir qualquer defeito, exceto: falso. Simplesmente as pessoas têm de mim o que merecem: amizade ou respeito.

Prazer esse sou eu!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário